sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Será difícil obedecer? 2 Rs 05:13

Chegaram-se a ele os seus servos, e lhe disseram: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, não a terias feito?



O passagem do Profeta Eliseu e o Capitão dos Exércitos do rei da Síria Naamã é uma passagem muito conhecida (2 Rs 05); vemos que Naamã era um homem digno e verdadeiro, mas, era acometido de lepra (hanseníase), nos tempos bíblicos, a lepra era uma sentença de morte, pois não havia cura, quem possuía lepra era considerado imundo.
      Imagine um homem tão importante, acometido de tamanho mal, era um transtorno tanto para ele, como para o seu senhor o rei; o rei não desejava abrir mão de um servo tão valoroso, mas a lepra era de fato algo que lhe afastava; uma doença que mata aos poucos, e na sua forma mais agressiva, mutila as suas vítimas.
      A mulher de Naamã ouvira de sua serva hebreia, que em Israel havia um profeta, um homem de Deus que poderia curar seu marido; quando ela participou esta notícia salvadora ao seu marido, ele logo se prontificou a buscar a solução. Mas, ao chegar a Israel, foi lhe pedido por parte do profeta algo relativamente pequeno, deveras  insignificante, uma pequena prova de submissão e humildade; o grande chefe dos exércitos da Síria, deveria mergulhar sete vezes nas águas não muito atraentes do rio Jordão, e então, seria curado.
      Naamã se indignou, e ia abandonando a missão, quando seus servos (seus oficiais, que o respeitavam e amavam), lhe disseram: Isso é fácil meu senhor, se fora algo difícil não farias? Naamã provavelmente apoiado no amor dos seus oficiais, venceu o orgulho, se inclinou e mergulhou, e quando emergiu das águas pela sétima vez, estava são.
      A lepra do pecado tem mutilado muitos Homens valorosos, sim, são muitas vezes as pequenas coisas do dia a dia que têm nos enfermado, o orgulho de Naamã quase o vez desistir, mas ele tinha ao seu lado pessoas que o amavam. Quantas vezes Deus tem nos pedido pequenos sacrifícios, para nos livrar de grandes males? Deus nos pede pequenas coisas, mas tem que ser do jeito Dele e não do nosso, as vezes queremos mergulhar nos nossos rios, que aos nossos olhos são melhores, mas é no rio de Deus que está a cura; Deus tem colocado ao nosso lado pessoas que nos admiram, que nos amam, para dizer, se submeta a vontade de Deus, é fácil não é difícil, estamos aqui ao seu lado, mergulhe no rio de Deus, seja curado.
      Deus não quer desistir de nós, mas a lepra espiritual tem aberto um abismo entre nós e Deus, devemos nos purificar das pequenas coisas que são um transtorno para Deus. Como as pessoas olhavam para Naamã e pensavam: Que homem maravilhoso, se não fosse a lepra. Assim as pessoas olham para nós e dizem: Que pessoa maravilhosa, se não fosse...
      O Senhor te pergunta agora: É difícil obedecer? Lembre-se, Deus sempre coloca pessoas ao seu lado para te apoiar apesar de seus defeitos. Então, é difícil obedecer?

Pr Adriano Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário